Na parte 7 deste tutorial iremos aprender a implementar comandos ST dentro de objetos com a finalidade de que, quando interagidos, executem um pedaço de código. Para essa parte do tutorial iremos criar um exemplo mais complexo com uma certa aplicação prática.
1. Criando a tela
Como de costume, iniciaremos o tutorial criando uma nova tela e assinalando-a ao frame da tela principal e ao botão com o formato de planta. A aplicação será, dessa vez, um jardim automático com duas fileiras de plantas, uma torneira para cada fileira, um ralo para drenar a água dos dois lados ao mesmo tempo e dois ícones de aviso, um para cada fileira. Além disso, criaremos 3 avisos: um para quando o usuário tentar regar as plantas quando elas já estão molhadas (Aviso 1), um para indicar que as plantas estão secas (Aviso 2) e outro para avisar que não há água para drenar (Aviso 3).
As figuras foram retiradas do site FlatIcon:
Exclamação: https://www.flaticon.com/free-icon/exclamation-mark_179386#term=exclamation&page=1&position=3
Planta: https://www.flaticon.com/free-icon/growth_771730
Torneira: https://www.flaticon.com/free-icon/tap_771755
2. Criando as variáveis
Com a tela criada, devemos criar as variáveis para cada item:
UPWATER: indica se há água na fileira superior
DOWNWATER: indica se há água na fileira inferior
AVISO1: o aviso 1 está invisível?
AVISO2: o aviso 2 está invisível?
AVISO3: o aviso 3 está invisível?
EXC1: o ponto de exclamação superior está invisível?
ECX2: o ponto de exclamação inferior está invisível?
2.1. Atribuindo as variáveis
Atribua as variáveis AVISO1, AVISO2, AVISO3, EXC1 E EXC2 nos avisos e nos pontos de exclamação respectivos clicando no objeto desejado e, no menu de propriedades, ir em "State Variables -> Invisible" .
3. Criando os comandos ST
Vamos criar o comando ST na torneira superior por primeiro. Clique na torneira superior e, no menu de propriedades, selecione a interação "OnMouseClick". Dentro da tela que se abrirá selecione "Execute ST-Code".
Um editor de texto aparecerá na parte da direita da tela. Escreva o seguinte código na tela:
Esse comando detecta se as plantas já estão molhadas. Caso elas já estejam, o aviso 1 será mostrado, assim como o ponto de exclamação da parte superior. Caso contrário, as plantas serão molhadas e o ponto de exclamação superior será escondido. O mesmo código será colocado na torneira inferior, porém alterando as variáveis UPWATER para DOWNWATER e EXC1 para EXC2.
O próximo objeto que implementaremos no código ST é o ralo, que será responsável por secar as duas fileiras caso estejam com água ou ativar o aviso 3 caso já estejam secas.
O Aviso 1 e o Aviso 3, quando clicados, devem desaparecer, junto com os pontos de exclamação. Para isso, colocaremos os seguintes comandos ST neles, respectivamente:
Por último, digitamos o seguinte código no UserPrg, que será responsável por controlar o funcionamento do Aviso 2 e dos pontos de exclamação.
Na próxima parte do tutorial (Parte 8 - Change Screen via Script e configurando página WEB) iremos mostrar como mudar de tela via Script e configurar uma página WEB.
Veja também:
Parte 3 - Criando interações com Objetos
Parte 4 - Gerenciamento de Login
Parte 6 - Utilizando objetos especiais
Parte 8 - Change Screen via Script e configurando página WEB
IMPORTANTE: Para que os arquivos anexados abaixo funcionem corretamente, é essencial baixar todos para a mesma pasta antes de extrair o arquivo principal (ZIP).
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