Na parte 6 deste tutorial vamos aprender a configurar objetos especiais, como botões de ON/OFF, chaves, traces e medidores. Esses objetos podem ser utilizados em aplicações onde se deseja simular um painel de uma máquina, por exemplo.
1. Criando a tela
Primeiramente criamos uma nova visualização e vinculamos ela ao frame da visualização main como ensinado na Parte 5 - Utilizando Frame.
Depois disso, adicionamos os elementos à tela.
2. Explicando os elementos
- Power Switch: Botão de liga/desliga
- Lamp: Lâmpada
- Rotary Switch: Chave de dois estados do tipo seletora
- Dip Switch: Chave de dois estados tipo slider
- Meter: Medidor de uma variável do tipo INT
- Trace: medidor, forma um gráfico do Valor X Tempo
3. Atribuindo variáveis
Primeiramente, criamos uma variável para cada objeto, com exceção do meter e do trace, que utilizam a mesma variável.
- ONOFF: Variável para o Power Switch
- LAMPX: Variável para a Lâmpada X
- RX: Variável para a chave seletora X
- DIPX: Variável para o Dip Switch X
- MVAL: Variável para o Meter e o Trace
Para atribuir as variáveis basta ir no menu de propriedades do objeto desejado e selecioná-la no item "Variable".
Para o trace é um pouco diferente, nesse caso você precisa clicar em "devices_Trace1" no menu de propriedades. A seguinte janela irá abrir:
Em "Task" selecione "VISU_TASK". Para adicionar a variável, clique com o botão direito em "devices_Trace1" no canto superior esquerdo da janela e clique em "Add Variable".
Em "Variable" selecione a variável que criamos para o trace.
Você também pode alterar a cor e o tipo da linha. Voltando para o "devices_Trace1" e clicando em "Appearance..." você pode alterar a aparência do trace.
Na próxima parte desse tutorial (Parte 7 - Comandos ST em objetos) iremos criar relações entre objetos criando comandos ST dentro dos mesmos.
Veja também:
Parte 3 - Criando interações com Objetos
Parte 4 - Gerenciamento de Login
Parte 7 - Comandos ST em objetos
Parte 8 - Change Screen via Script e configurando página WEB
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