Na parte 5 deste tutorial você irá aprender a utilizar a ferramenta Frame. O Frame é uma poderosa ferramenta presente no MasterTool que permite que você coloque uma visualização dentro de outra, permitindo projetos mais complexos. Outra grande vantagem de utilizar o Frame é que ele garante independência das telas, ou seja, se dois usuários utilizarem a visualização web ao mesmo tempo, eles podem acessar telas diferentes ao mesmo tempo.
1. Adicionando o Frame
Arraste o Frame da caixa de ferramentas para a sua visualização. Ao fazer isso, a seguinte tela se abrirá:
Essa tela permite que você selecione quais visualizações o Frame poderá mostrar.
OBS: O Frame não pode mostrar a visualização na qual ele está posicionado.
2. Posicionando o Frame
Coloque o Frame na posição X=0, Y=0 da visualização "main" e expanda-o até os limites da tela, cobrindo-a inteiramente. Depois disso, clique com o botão direito do mouse no Frame e vá em "Order->Send to Back".
Para testar o Frame, criamos outra visualização chamada "list".
3. Configurando o Frame
Volte para a visualização "main", onde o Frame se encontra, clique nele e vá em "Configure", ao lado de "References" na aba de propriedades.
Adicione as duas visualizações que criamos nas aulas passadas, "light" e "list" clicando nelas na parte direita da janela.
OBS: A visualização mais de cima será aberta por padrão quando a visualização web abrir.
4. Atribuindo interações com o Frame
Para esse exemplo, iremos atribuir o ícone mais de baixo, semelhante a uma lista, à tela "list". O ícone superior continuará mostrando a visualização "light", porém, ao invés de trocar de tela, apenas alterará o Frame.
Primeiramente, vamos criar a interação com o ícone inferior. Abra a tela de configuração de interação e selecione "Switch Framevisualization". Selecione a tela "list" e clique em "Assign Selection".
Agora faça o mesmo processo com o ícone superior para a tela "light", removendo a interação anterior.
5. Visualizando
Se possível, conecte dois dispositivos à rede do NX3005 e troque a tela em um deles, perceba que as telas são independentes. Sem o Frame, quando o usuário trocava a tela em um dispositivo, o outro também alterava.
Na próxima parte (Parte 6 - Utilizando objetos especiais) iremos aprender a utilizar objetos mais complexos do MasterTool na visualização.
Veja também:
Parte 3 - Criando interações com Objetos
Parte 4 - Gerenciamento de Login
Parte 6 - Utilizando objetos especiais
Parte 7 - Comandos ST em objetos
Parte 8 - Change Screen via Script e configurando página WEB
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.